sábado, 17 de outubro de 2009

GRÊMIO ESTUDANTIL

Pessoal, semana passada tivemos uma conversa bacana sobre a representatividade dos alunos na escola, e meu objetivo é justamente estimulá-los a ter uma maior participação em nossas atividades. Na minha perspectiva, a escola ganha muito com alunos participando, se mobilizando, realizando coisas. Como não sou aluno, não posso organizar nada, mas posso ajudá-los, colocando alguns questionamentos sobre o que é um grêmio estudantil, e que vantagens os alunos podem ter com uma instituição como essa em mãos.

O que é o Grêmio Estudantil?

Um Grêmio Estudantil é a organização que representa os interesses dos alunos na escola. A criação de um grêmio é garantida pela lei N° 7.398, DE 4 DE NOVEMBRO DE 1985, e a escola deve oferecer condições físicas para sua organização, assim como garantir a participação dos alunos no conselho de classe e de série. Através do grêmio, os alunos têm a oportunidade de participar das atividades escolares com mais autonomia, se organizando para garantir que haja diálogo entre alunos, professores e direção, evitando, assim, a concentração das decisões por parte somente daqueles que são hierarquicamente superiores.

Como estamos discutindo em aula, vocês percebem que há uma crônica falta de interesse dos alunos com relação às atividades coletivas. Isso é consequência do fato de que a sociedade contemporânea sofreu um encolhimento da organização pública, passando a ser vivida através da administração doméstica. A ordem familiar não comporta as diferentes coisas existentes no mundo, justamente o que causa medo no homem, aprisionando-o na interioridade. Dessa forma, as pessoas se tornam cada mais fechadas em pequenos grupos, e suas atitudes são cada vez mais individualistas. As consequências mais graves disso são justamente a falta de participação das pessoas em causas que vão além dos assuntos domésticos, como no bairro, na comunidade, na escola, e mesmo nas questões políticas que envolvem todo o país. As pessoas deixam de exercer sua cidadania. Isso explica o desinteresse de muitos alunos com relação a assuntos maiores, mais reflexivos, e simplesmente gera indisciplina e até mesmo violência.

A atribuição de uma responsabilidade dos alunos na escola, através do grêmio, permite que vocês se sintam parte do próprio processo de aprendizagem. Muitos de vocês não conhecem seus direitos como alunos. Muitas vezes, sou abordado por alunos nos corredores, que manifestam suas insatisfações sobre assuntos diversos, mas pouca coisa avança. Isso se explica a partir da falta de organização e representatividade. O grêmio estudantil possibilita justamente que haja a formalização das reivindicações dos alunos, de forma a permitir um diálogo mais sério e aberto com a direção. Sem isso, vocês continuarão sendo simplesmente sujeitos passivos na escola, não sendo parte de nenhuma decisão.

Através de um grêmio, os alunos podem organizar festas, feiras culturais, saraus, arrecadar fundos para para sua manutenção e para ajudar instituições de caridade, produzir jornais, formar grupos de música, teatro, cinema, esportes. Além disso, vocês passam a ter voz para reivindicar por melhorias de ordem estrutural dentro da escola. Isso é um direito de vocês, e vocês devem participar.

Bom, vamos continuar conversando sobre isso, e me coloco à disposição para qualquer dúvida.

Abaixo, deixo disponível a Lei do Grêmio Livre, para que vocês possam conhecer seus direitos. Também deixo alguns sites com algumas sugestões para a formação de um grêmio.


LEI DO GRÊMIO LIVRE

LEI N° 7.398, DE 4 DE NOVEMBRO DE 1985.

Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes de 1° e 2° graus e dá outras providências

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o congresso Nacional decreta e em sanciono a seguinte lei:

Art. 1° - Aos estudantes de estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus fica assegurada a organização de Estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais.

§ 1° - (VETADO).

§ 2° - A organização, o funcionamento e as atividades dos Grêmios serão estabelecidos nos seus estatutos, aprovados em Assembléia Geral do Corpo discente de cada estabelecimento de ensino convocada para este fim.

§ 3° - A aprovação dos estatutos, e a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio Estudantil serão realizados pelo voto direto e secreto de cada estudante observando-se no que couber, as normas da legislação eleitoral.

Art. 2° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3° - Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, em 04 de novembro de 1985; 164° da Independência e 97° da República.

JOSÉ SARNEY

Marco Maciel

Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990

O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 53º inciso IV, garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.

Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996

Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A partir dela, estão garantidas a criação de pelo menos duas instituições, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, cabendo à Direção da Escola criar condições para que os alunos se organizem no Grêmio Estudantil. A lei determina ainda a participação de alunos no Conselho de Classe e Série.


Abaixo, deixo alguns sites que servem como exemplo de organizações estudantis que dão certo:


http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/gremio/index.php

http://www.brunoxp.com.br/grec/?page_id=2

http://www.colegio-santaclara.com.br/gremio_estudantil/gremio_estudantil.html

http://gremio-cefetrj.com/wp/


Agora, o site abaixo corresponde ao site oficial da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), com todas as informações para se criar um grêmio.


http://www.une.org.br/home3/ubes_on-line/m_11232.html


Boa sorte pessoal, e até!




11 comentários:

  1. sooooor, foi na nossa sala que você discutiu sobre o grêmio ! a gente quer muito fazer um, e espero que a gente consiga ! :D brigada por toda a ajuda que você tá dando !

    ResponderExcluir
  2. oi sor, na aula que você falou com a gente na sexta feira, eu e o Samuel pensamos em fazer algo mas ainda esta se criando a ideia... estamos pensando em uma revista ou radio... mas o radio precisa de uma estrutura maior... então nos não temos uma ideia do o que fazer ainda...

    ResponderExcluir
  3. Sor, gostamos muito da ideia de fazer um gremio, e nos esforsaremos muito para fezer um!!!

    bjooo

    ResponderExcluir
  4. Sor, Sobre criar um gremio estou totalmente a favor, quero ater ajudar se possivel desde o começo...mas acho que tem alguns fatos complicados de mais, como mexer muito com a papelada para tudo...estatuto, atas, e os futuros pedidos...
    Peço se alguem começar a ter pra valer a ideia de um Gremio me chama, que eu ja estarei pronto pra fazer qualquer coisa...

    e tenho uma unica duvida sobre o modelo do estatuto do site que você mandou... o que essa frase diz direito:
    "5º- Pugnar pela adequação do ensino às reais necessidades da juventude e do povo, bem como pelo ensino público, gratuito e de qualidade para todos;"

    ve valeu sor por nos ajudar com o gremio :D

    ResponderExcluir
  5. Matheus, fique tranquilo. Pretendo, depois que vocês lerem e se organizarem, marcar um encontro informal,na escola mesmo, para ajudá-los com as questões mais técnicas, certo? Esse modelo que está no site é uma sugestão, que deve ser adaptada à realidade do colégio.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Aee sor!!! Sobre aquele assunto que discutimos a respeito da participação dos alunos nas atividades escolares, tenho certeza que todos pensaram a respeito. Eu por exemplo me disponho a ajudar sempre que puder, mas vale lembrar que, para que isto acomteça de forma dinâmica e eficiente, é necessária a participação constante dos alunos em relação a estes projetos. Como você já sabe, levantamos uma lista de nomes que se comprometeram a comparecer na palestra de Ivo Herzog. Já é um começo nao é? Tenho certeza de que se esta colaboração continuar vai algo muito legal e interessante.

    Abraços,
    André S. Camargo

    Obs.: Já que estou aqui, gostaria que falasse um pouquinho sobre o tropicalismo e os movimentos culturais e jornalisticos que ocorreram durante o regime militar.

    ResponderExcluir
  7. Você tem razão André, tudo depende de vocês! Muita coisa pode acontecer na escola se vocês se unirem e organizarem! Com relação aos movimentos culturais e o tropicalismo, durante as décadas de 60 e 70, já conversei com o André Hannickel, e podemos sim marcar um bate bapo, ou uma entrevista, se vocês quiserem. Mas preciso que vocês estudem um pouco, e preparem perguntas para direcionar a conversa, certo?
    Abração
    Marcus.

    ResponderExcluir
  8. Olá,gostaria de fazer isso na minha escola =( mas aqui nao há liberdade de expressao.

    ResponderExcluir
  9. sor, valeu pela ajuda sua e da flavia hj a tarde...
    em relação ao encontro informal vc vai marcar na semana q vem como dito?
    teria como vc divulgar aquilo q falamos hj depois da aula do livro para as outras aulas e tambem pedir ajuda para q os outro professores também divulguem?
    isso seria um otimo incentivo...
    bjus fer favaro

    ResponderExcluir
  10. ou Matheus relaxa um pouco cara também sou totalmente a favor mas um passo de cada vez na 8ª C tá indo de pouco em pouco e agora está ficando super bacana então calma, calma ...

    Pedro "Indio"

    ResponderExcluir
  11. oi sor..
    o gremio esta andando muito bem...
    tomara que ano q vem o gremio ja comece com as chapas!
    vi q as passoas se animaram mt por causa do gremio!
    bjs
    carla

    ResponderExcluir