Pessoal, aí vão os gabaritos! Confiram!!!
Retomada dos conceitos (p. 16 a 23)
1. O eu lírico determina que não seja dada nem"fama nem memória", através da cítara ou do "vivo engenho", ou seja, da poesia mais alta e sublime, aos que se lançam aos mares. Com essas palavras, o Velho do Restelo sugere que a arte teria, portanto, o poder de eternizar o grande feito dos heróis.
2. b.
3. José Lins do Rêgo, ao referir-se às lembranças que guarda de sua mãe, afirma a possibilidade de se preservarem na memória vivências afetivas passadas. Mário de Andrade, por sua vez, afirma a precariedade das lembranças e a impossibilidade de revivê-las integralmente.
4. José de Alencar destaca de maneira idealizada as belezas naturais da cidade e as diferenças socioeconômicas entre seus habitantes, utilizando-se de uma linguagem marcada por um excessivo descritivismo, com predomínio de períodos longos e amplo uso da adjetivação. Paulo Lins, por sua vez, descreve de forma realista a cena urbana e seus conflitos socioculturais, valendo-se de uma linguagem seca e econômica, com períodos mais curtos e pouco uso de adjetivos valorativos.
5. a. O dois textos abordam a questão social do extermínio indiscriminado dos índios pelos brancos e do processo de aculturação dos indígenas - ou, em outras palavras, a falta de uma política de inclusão social do índio no processo de civilização das terras virgens durante a colonização.
b. Péthion de Villar descreve a morte de um índio em particular, tratando de forma individualizada o processo de aculturação e extermínio dos índios de que fala a carta de Vieira. Em seu texto, o poeta antecipa dramaticamente a destruição de um povo inteiro por meio da morte da personagem indígena. Já Vieira trata a questão como tema cultural, discorrendo sobre as condições gerais do povo oprimido.
6.a. A expressão "gentios do sertão" faz referência aos que ainda não foram catequizados e convertidos ao cristianismo. O substantivo "gentio" é empregado, muitas vezes, como sinônimo de pagão, enquanto a expressão "do sertão" designa quem vive distante das "povoações" a que se refere Vieira. Assi, a expressão "gentios do sertão" indica todos os não-adeptos do cristianismo e que se mantêm distantes dos locais sob influência da Igreja.
b. A palavra crucificado" é empregada para indicar o momento em que o pajé morre. Esse adjetivo, carregado de significado cristão (uma vez que a cruz é o principal símbolo religioso da Igreja), reforça a hipótese de que o pajé passou por um processo forçado de catequização, que fez com que sua cultura fosse "profanada". Tal situação justifica a conclusão final do pajé ("Tupã mentiu"), pois nem mesmo o deus dos índios impediu que o pajé fosse "crucificado na sua dor".
7. a. Vieira descreve, na carta, o resultado da ação dos colonizadores sobre os índios: o fato de estarem submetidos ao trabalho desumano nas plantações de tabaco, na condição de escravos, tornava infrutífero o esforço missionário de conversão dos gentios à fé católica. Na frase destacada, Vieira enfatiza o caráter aniquilador da ação dos colonizadores - tanto dos governantes, responsáveis pelos maus-tratos, quanto dos que permitiam tal procedimento -, uma vez que ambos não prejudicavam somente os índios e o trabalho missionário, mas
também a eles próprios.
b. Péthion de Villar baseia seu soneto na realidade do quase-extermínio físico e cultural dos índios no Brasil, resultante da ação dos colonizadores. Como o poeta cria seu texto a partir de um fato histórico, essa realidade não é deturpada. Mas, como se trata de uma obra literária, há, evidentemente, uma transfiguração ficcional da realidade.
8. a. AQUELA: poesia; ESTA: história.
b. A poesia, por meio de uma pessoa ou de um fato, fala dos humanos em geral e de situações universais; a história fala de pessoas singulares e situações particulares.
c. A filosofia dirige-se ao universal - é um conhecimento teórico da natureza humana. Por seu caráter universal é que a filosofia se aproxima mais da poesia do que da história.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário