Pessoal, aí vai o gabarito! Confiram!
Questões p. 4 a 6.
1. Exuberante, grandiosa, majestosa, abundante. Como justificativa, você poderá citar o tamanho gigantesco das árvores; a luminosidade da cena retratada pelos raios de luz que "banham"a vegetação; o rio caudaloso; os animais selvagens... Tudo isso compõe um quadro paradisíaco, de natureza intocada pela mão humana.
2. Para o conde de Clarac, essa relação é de perfeita integração. Os índios são vistos como parte da natureza retratada. Não aparecem como elementos estranhos, que vão destruí-la ou transformá-la. Eles representam os seres humanos puros, em estado original.
3. A fala do eu lírico é a de alguém que está exilado e, portanto, vivendo fora de sua terra natal.
4. O texto apresenta uma imagem idealizada do Brasil, caracterizado como terra paradisíaca, de qualidades incomparáveis e insuperáveis.
5. Tanto a pintura quanto o poema criam uma representação idealizada da natureza brasileira. No quadro, isso se manifesta na grandiosidade das árvores e do rio. No texto, as comparações entre os elementos nacionais e os de outros países levam à constatação de que tudo o que é brasileiro é mais viçoso, mais belo, mais perfeito. Na base dessas comparações também está a natureza pátria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário