quarta-feira, 24 de março de 2010

Colégio Tema, 2º Ano - Gabarito pág. 19 a 29

Pessoal, aí vai o gabarito! Bom estudo!!

Exercícios dos conceitos

1. a. O índio caracteriza-se como figura heroica e destemida, que nasceu e se criou nas selvas. Por descender de uma tribo guerreira, deve honrar sua origem. E assim o faz (anda por terras distantes, prova a violência e o cansaço da guerra) até cair prisioneiro dos timbiras, pelos quais será sacrificado em um ritual de antropofagia. Por isso apresenta seu canto de morte.

b. São várias as passagens possíveis, mas as seguintes deixam mais evidentes a honra do índio de sua tribo: "Sou bravo, sou forte, / Sou filho do Norte", "Da guerra provei", "Lidei cruas guerras" (que descrevem a força e a bravura do índio prisioneiro) e "Da tribo pujante" (que revela sua descendência de uma tribo guerreira).

2. A caracterização do heroísmo indígena é essencial para a geraçao que procura afirmar a identidade cultural de uma nação recém-constituída. A coragem do índio, construído como herói nacional, simbolizaria a bravura do povo brasileiro.

3. a. O jovem guerreiro fala de seu pai, já velho e cego, que espera a volta do filho e ficará preocupado com sua demora.

b. O jovem guerreiro teme pela vida do pai, que ficará desamparado depois da morte.

4. a. Ele pede que o libertem. Em troca da clemência por sua vida, oferece-se como escravo dos timbiras; afirma que voltará à tribo inimiga e servirá a seus captores.

b. O prisioneiro, ao pedir que lhe poupem a vida para que possa cuidar do pai, chora e afirma não se envergonhar de suas lágrimas, pois, ainda assim, sabe morrer com honra.

5. Não. O fato de o jovem guerreiro pedir clemência, ainda que em nome dos cuidados com o pai velho e cego, e chorar diante de seus inimigos no momento da morte será visto como demonstração de covardia. Em razão disso, aos olhos dos timbiras, ele não é um guerreiro digno de ser sacrificado.

RETOMADA DOS CONCEITOS

1. C.

2.
Poesia de linguagem lírico-amorosa e temática indianista, o texto enqusadra-se na primeira geração brasileira de poetas do Romantismo. Em relação aos recursos estilísticos, nota-se que o vocabulário utilizado e as frequentes expressões exclamativas aproximam o sentimentalismo das características idealizadas da natureza.

3. C.

4. A.

5. E.

6. C.

7. 1. C.; 2. C.; 3. E.; 4. C.

8. 1. E.; 2. E.; 3. C.; 4. E.

9. B.

10. E.

11.
Todas as obras citadas - "I-Juca Pirama", "Os Timbiras" e "Canção do Tamoio" - tratam do tema do Indianismo, típico do Romantismo brasileiro. Essa temática consistia na idealização do indígena, do homem nativo, do mesmo modo que na Europa cultivou-se a figura do cavaleiro medieval.

12. a. As virtudes básicas do guerreiro são: a força, a bravura, a coragem, a disposição para a luta que o guerreiro deve manifestar (exemplificadas nos versos: "A vida é combate, / Que os fracos abate, /Que os fortes, os bravos, / Só pode exaltar"). Além disso, o guerreiro deve ser também habilidoso, ter precisão no momento do ataque ("No arco que entesa / Tem certa uma presa, / Quer seja tapuia, / Condor ou tapir") e possuir grande sabedoria para que todos o ouçam ("Curvadas as frontes, / Escutam-lhe a voz!").

b. Segundo Rui Barbosa, os formandos precisam abraçar e acolher "três fés, esses três amores, esses três signos santos" que são "Deus, pátria e trabalho". Em outros termos, a religião, o patriotismo e o profissionalismo.


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