segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Quebrando um galho para o 9o. Ano...

GABARITO: ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS 9º. ANO

Atividades (página 75)

1. Respostas possíveis.
a) O professor pediu a explicação do aluno sobre o incidente.
b) A explicação do aluno sobre o incidente interessou ao professor.
c) O professor necessita da explicação do aluno sobre o incidente.
d) Fazemos uma exigência: a explicação do aluno sobre o incidente.
e) Nossa expectativa é a explicação do aluno sobre o incidente.
f ) Todos sabiam da conveniência da explicação do aluno sobre o incidente.

2. Observar a estrutura sintática solicitada e a correspondência modo-temporal entre o verbo da oração principal e o da subordinada. Exemplo:

O professor pediu que o aluno explicasse o incidente.
O professor pede que o aluno explique o incidente.

Respostas possíveis.
a) O professor pediu que o aluno explicasse o incidente.
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
b) Interessou ao professor que o aluno explicasse o incidente.
Oração subordinada substantiva subjetiva.
c) O professor necessita (de) que o aluno explique o incidente.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
d) Fazemos uma exigência: que o aluno explique o incidente.
Oração subordinada substantiva apositiva.
e) Nossa expectativa é que o aluno explique o incidente.
Oração subordinada substantiva predicativa.
f ) Todos sabiam da conveniência de que o aluno explicasse o incidente.
Oração subordinada substantiva completiva nominal.

3. Respostas possíveis.
a) Como a energia elétrica tinha acabado, as luzes não se acenderam quando liguei interruptor.
b) Preparamos o jantar, que está uma delícia, para que você ficasse satisfeita conosco.
c) O jogador esforçou-se tanto que desmaiou quando o jogo terminava.

4. Respostas possíveis.
a) O grande desgosto dos pais é que os filhos se dêem mal.
b) O problema do trânsito é que os motoristas não obedecem às normas.
c) O resultado da Comissão Parlamentar de Inquérito foi que tudo acabou em pizza.
d) Nossa vantagem em relação ao time adversário era que tínhamos mais treino.

5. a) O sucesso da missão depende do empenho dos astronautas.
b) A velha senhora não necessita mais da proteção dos filhos.
c) Ninguém da família discorda do fechamento urgente da conta bancária.
d) O diretor não se opõe à organização de um grêmio estudantil pelos alunos.

6. a) Intrigava a mãe que o garoto insistisse em chorar continuadamente.
b) A insistência do garoto em chorar continuadamente intrigava a mãe.
c) A insistência do garoto no choro contínuo intrigava a mãe.
d) Intrigava a mãe o garoto insistir em chorar continuadamente.

7. a) Preocupava a mãe o filho teimar em ignorar os acontecimentos.
b) Preocupava a mãe que o filho teimasse na ignorância dos acontecimentos.
c) A ignorância teimosa do filho em relação aos acontecimentos preocupava a mãe.
d) Preocupava a mãe a teimosia do filho em ignorar os acontecimentos.
e) A teimosia do filho em ignorar os acontecimentos preocupava a mãe.
f ) Era preocupante para a mãe que o filho teimasse em ignorar os acontecimentos.

8. Resposta possível.

– Sinto que estou ficando velho, Zilda. Velho e fraco. Não vou durar muito.
– Não pensa que você vai morrer, Jorge. Pensa que a vida tem coisas boas.
– Estou preocupado com estas dores no estômago. Para mim isto é câncer. O médico diz que não, ele está me enganando. Para mim é câncer, Zilda.
– Não pensa nisto, Jorge. Pensa nos momentos felizes vividos por nós.
– É câncer, Zilda. Já vi muita gente que morreu dessa doença. É uma morte horrível, Zilda, pois a gente vai se consumindo aos poucos.
– Não pensa nisto, Jorge. Pensa que tens um trabalho. Pensa que tens colegas, um chefe que gosta tanto de ti.
– A verdade é que primeiro a gente emagrece. Já estou emagrecendo. Não se esqueça de que perdi cinco quilos neste ano. Aliás, como passou ligeiro este ano. Como passam ligeiro os anos. Como passam ligeiro os dias, as horas. Quando a gente vê, já anoiteceu. Quando a gente vê, terminou o mês. Quando a gente vê, acabou a vida.

9. Respostas possíveis.
a) Pedimos ao homem a devolução das chaves do apartamento, desocupado após quitar o aluguel.
b) Ao fim da aula, o professor recolheu os textos redigidos pelos alunos e aconselhou a revisão dos elaborados anteriormente.
c) O governo quer proibir peças publicitárias de automóveis que estimulem a direção em alta velocidade.
d) Os operários grevistas exigem o pagamento dos dias parados e a suspensão das demissões até o julgamento da greve.
e) Um grande número de pais confessou total ignorância sobre a preferência dos filhos
em relação ao assunto escolhido para o debate, cuja finalidade era a diminuição dos problemas familiares.

Em casa (página 80)
1. Respostas possíveis.
a) É sabido que Moacyr Scliar escreve belas crônicas na Folha de S.Paulo.
b) Um amigo me contou que Moacyr Scliar escreve belas crônicas na Folha de S.Paulo.
c) Desconfio de que Moacyr Scliar escreva belas crônicas na Folha de S.Paulo.

2. Respostas possíveis.
a) Tenho certeza de que Moacyr Scliar escreve belas crônicas na Folha de S.Paulo.
b) A verdade é que Moacyr Scliar escreve belas crônicas na Folha de S.Paulo.
c) Queríamos divulgar isto para a classe: que Moacyr Scliar escreve belas crônicas na Folha de S.Paulo.

3. a) Oração subordinada substantiva objetiva direta.
b) Oração subordinada substantiva predicativa.

c) Oração subordinada substantiva completiva nominal.
d) Oração subordinada substantiva objetiva indireta.

4. Resposta possível.
Confesso que tenho medo de morrer, Zilda. Me envergonho disso, afinal, já vivi tanto, mas a verdade é que tenho medo de morrer. Tenho a certeza de que a morte é o fim, Zilda. Para mim é o fim. O problema é que não acredito na vida após o túmulo. Acho que na tumba acaba tudo. Só sei de uma coisa: que a carne se desprende dos ossos, os cabelos caem, fica a caveira à mostra. É certo que isto é a morte, Zilda. Isso é que é a morte.

Um comentário:

  1. Marcus! Brigada por colocar as respostas de novo no blog! Foi muito útil pra mim =P
    Beeeijos

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